Celulite: causas e tratamentos
- Rogério Hansen
- 12 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Temor da maioria das mulheres, a celulite é uma condição que afeta os compartimentos dérmico e subdérmico e se desenvolve nas coxas e nádegas de quase todas as mulheres. Macroscopicamente, a celulite é caracterizada por ondulações, visíveis espontaneamente ou após provocar manobras.
A celulite também se correlaciona com septos subcutâneos hipertróficos focais e uma densidade reduzida de septos em geral. O tratamento da celulite visa a redução da camada de gordura subcutânea, o aumento da espessura e elasticidade dérmica e a dissecção dos septos hipertróficos do tecido conjuntivo, responsáveis pelos recuos dérmicos mais pronunciados.
Fatores genéticos
Algumas pessoas têm maior propensão ao acúmulo de adipócitos, com uma gordura de distribuição periférica e ainda uma arquitetura da face derme-hipoderme que facilitariam o aparecimento de aspecto de casca de laranja.
Desequilíbrio hormonal
É altamente provável que os hormônios femininos desempenhem papel fundamental no desenvolvimento da celulite, pois interferem no metabolismo das gorduras, na circulação linfática e venosa e ainda facilitam a retenção de água.
Medicamentos
Medicamentos que causem a retenção hídrica e também estimulem o aumento do apetite como alguns antidepressivos chamados “triciclos” (a exemplo da imipramina, amitriptilina, cloroimipramina e desimiramina), também podem estar relacionados a uma maior probabilidade de desenvolver celulite.
Maus hábitos de vida diária Alguns hábitos de vida também podem estar diretamente relacionados ao desenvolvimento de celulite cutânea, como:
Sedentarismo
Períodos prolongados de imobilidade
Roupas apertadas
Tabagismo
Consumo excessivo de álcool
Hábitos alimentares pouco saudáveis
Estresse
Podemos classificar a celulite em duas fases
Fibrose
Inflamatória
A celulite inflamatória não aparenta sinais visíveis na pele e nem dor. Apenas observa-se uma pele mais fria, com pouca vascularização e mais edema.
Já a celulite fibrose, apresenta micronódulos visíveis na pele, ondulações, sensação de peso e cansaço nas pernas.
Principais recursos de Tratamento para Celulite
Drenagem Linfática Manual
Ultrassom
Radiofrequência
Endermoterapia
Nutracêuticos
A celulite é uma afecção multifatorial de alta incidência em mulheres no Brasil e no mundo, sendo que inúmeros fatores estão relacionados com as suas causas. Dentre eles, destacam-se a dieta alimentar inadequada, sedentarismo e característica genética.
A Clínica Luana Callegaro possui tratamentos específicos para auxiliar no controle e diminuição das indesejáveis celulites. Processos acompanhados por profissionais especializados.
Comments