Perder peso: um compromisso diário!

O ganho de peso exagerado ao longo dos anos, na maioria das vezes, é decorrente do consumo inadequado de alimentos, por isso uma alimentação saudável e equilibrada é um dos pilares no processo de emagrecimento.


Alimentação saudável não é dieta, é estilo alimentar. Para adotar um estilo alimentar mais saudável e mantê-lo ao longo do tempo é necessário fazer uma mudança no comportamento alimentar, também chamada de reeducação alimentar. Isto é, aprender a se alimentar e oferecer a matéria-prima que o corpo precisa para manter a saúde.


Em outras palavras, é necessário abolir um hábito negativo – o consumo inadequado de alimentos – e substituir por um contra-hábito positivo – um estilo alimentar saudável.

Um estilo é um conjunto de coisas, mudar um estilo é adotar um conjunto de comportamentos diferentes daquele que vinha sendo praticado. Desenvolver um estilo alimentar saudável envolve a prática de uma série de pequenos hábitos diários.


Para a criação de um hábito é preciso repetir aquela ação diariamente por alguns meses, sem falhar um único dia. Então para desenvolver um novo hábito alimentar é preciso cuidar, dar atenção todos os dias a cada pequenino detalhe da alimentação.

Depois que o novo hábito se desenvolveu, alimentar-se adequadamente e manter o peso se torna natural.


Cleoci Rockenbach

Psicóloga CRP 07/13226

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