Sabemos que o excesso de peso não é algo saudável. Mas a perda de peso sem critério, através de dietas radicais, também é prejudicial à saúde. O ideal para perder peso e manter uma boa saúde é adotar uma alimentação equilibrada através da reeducação alimentar.
Iniciar um processo de reeducação alimentar nem sempre é fácil, pois requer mudanças, eliminar velhos hábitos que já se tornaram automáticos e incorporar outros, ainda estranhos.
No entanto, essa etapa não precisa ser complicada, pelo contrário, uma alimentação mais saudável pode ser simples, barata e fácil de realizar. Para começar, é preciso revisar a sua dieta e realizar trocas que favoreçam a sua nutrição gradualmente.
Uma ferramenta que pode auxiliar nesse processo é o DIÁRIO ALIMENTAR.
O diário alimentar é o registro de tudo o que a pessoa ingeriu durante o dia.
Escrever tudo que se consome promove um aumento de consciência em relação à quantidade e qualidade do que se come, e dessa forma a pessoa terá mais facilidade em identificar os hábitos que poderá fazer mudanças.
Dicas de Como Manter um Diário Alimentar
É fundamental que se anote tudo, absolutamente tudo o que foi ingerido, diariamente. De nada adianta fazer esporadicamente, ou deixar de fora alguns alimentos. Isso é enganar a si próprio, e consequentemente, o diário deixará de ter a utilidade proposta.
Sempre que possível, escreva imediatamente após a ingestão do alimento, não espere até o fim do dia, para não esquecer algo ou a quantidade ingerida.
É importante padronizar as porções, através de copos ou colheres de medição.
Para cada alimento consumido, incluir as seguintes informações: tipo de alimento, horário da ingestão e a quantidade.
Não pule finais de semana e feriados. Devem ser encarados como dias comuns para quem está numa dieta para emagrecer. Principalmente porque nesses dias há uma tendência de se abandonar as dietas.
Algumas pessoas têm o hábito de “beliscar” durante o dia todo. Isso tudo deve ser incluído, pois fará diferença, e muita, no total das calorias diárias. Pessoas que costumam comer enquanto assistem TV não têm a menor noção da quantidade de alimentos que estão ingerindo: pacotes inteiros de bolacha, salgadinhos, sorvetes e outras tantas guloseimas, altamente calóricas. É fundamental que elas entrem no diário alimentar.
Tome nota de como você se sente após consumir certos alimentos. Alguns podem lhe dar sensação de cansaço por serem muito ricos em gorduras, outros, com cafeína demais, costumam deixar a pessoa agitada.
A manutenção de um diário alimentar, seja ele num caderno, numa planilha, enfim, qualquer lugar onde a pessoa se sinta à vontade escrevendo, começará a surtir efeitos após alguns dias, caso a pessoa esteja realmente empenhada em sua reeducação alimentar.
Após os primeiros dias, analise seus hábitos e tire suas conclusões. Observe o que consumia na primeira semana, veja os progressos na segunda semana, e assim por diante. Isso ajudará a definir metas e reduzir porções alimentares.