Como cuidar da saúde mental em tempos de isolamento social

A pandemia do coronavírus já dura vários meses e, como medida de prevenção durante esse período, o convívio social ficou bastante limitado. No entanto, este distanciamento social e a solidão causada por essas restrições levou a uma outra preocupação: a saúde mental na pandemia. Por isso o cuidado com o bem-estar psíquico também deve ser levado a sério.


Como cuidar da saúde mental?

Comece a cuidar da sua saúde mental a partir de algumas práticas:


Descanse. O sono regular interfere diretamente no equilíbrio emocional. Portanto, tente dormir de 7 a 8 horas por dia. Evite o uso de aparelhos eletrônicos, como celular, tablet e notebook antes de dormir, além de dificultar que nos desliguemos dos compromissos diários, a luz emitida pelas telas dos dispositivos bloqueia a liberação da melatonina – que é o hormônio responsável por avisar ao corpo que está na hora de dormir.


Alimente-se bem. Ter atenção ao que se come e priorizar uma dieta balanceada permite a ingestão de todos os nutrientes necessários ao organismo. Isso ajuda no bom funcionamento dos processos químicos do cérebro. Cuidar do corpo também é cuidar da mente.


Tire um tempo para você. Não preencha seus dias apenas com atividades obrigatórias – reserve um tempo para ler um livro, assistir a um filme, aprender uma habilidade nova, fazer exercícios físicos, ouvir uma música, cozinhar com tranquilidade. A escolha é sua: por você e para você.


Cuidado com o excesso de informação. Hoje em dia, o acesso às informações e notícias sobre o Covid-19, situação política, economia e tantos outros temas pode ser feito por meio da internet, redes sociais e televisão. Entretanto, o excesso de informação pode ser entendido pelo seu organismo como uma sobrecarga de estímulos, o que pode aumentar os níveis de estresse e de ansiedade.


Por isso, é importante evitar a exposição excessiva desses estímulos negativos. Caso você deseje obter informações, busque sempre em fontes oficiais e confiáveis para evitar notícias falsas.


Como você está se sentindo? como anda a sua saúde mental? Essas são perguntas que você deve se fazer diariamente e se necessário busque ajuda de um profissional.


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